CI

Leilões mantém apoio ao escoamento de trigo e arroz

Conab amplia incentivo ao escoamento de grãos


Foto: Canva

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) negociou apoio ao escoamento de 64,7 mil toneladas de trigo e de aproximadamente 16,88 mil toneladas de arroz produzidos na região Sul do país em novos leilões realizados na manhã desta quarta-feira (24). As operações fazem parte dos mecanismos de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), conforme balanço divulgado pela estatal.

No caso do trigo, o volume negociado correspondeu a 100% do total ofertado no leilão do dia, integralmente por meio do Pepro. A Conab informou que, somadas às 170,68 mil toneladas já negociadas em operações realizadas na última segunda-feira (22), o apoio ao escoamento do cereal alcançou 235,38 mil toneladas. Segundo a Companhia, o resultado ficou acima do inicialmente previsto porque houve deságio nas operações, o que permitiu ampliar o volume atendido. “A Conab assegurou um apoio total a 235,38 mil toneladas do grão”, informou a estatal.

Para o arroz, a maior parte do prêmio arrematado nesta quarta-feira foi direcionada aos produtores rurais. Do total negociado, 16,75 mil toneladas foram contempladas por meio do Pepro, enquanto 125 toneladas foram arrematadas por indústrias e comerciantes via PEP. Com isso, o apoio acumulado da Companhia ao escoamento do arroz chega a 213,15 mil toneladas, considerando também as 196,28 mil toneladas incentivadas em operações anteriores. De acordo com a Conab, “no total, o apoio da Companhia ao escoamento de arroz chega a 213,15 mil toneladas”.

A estatal informou ainda que irá analisar, nos próximos dias, a regularidade cadastral dos participantes dos leilões e divulgar os nomes dos arrematantes. Após essa etapa, serão emitidos e assinados os documentos confirmatórios das operações pela Conab e pelas Bolsas de Mercadorias. Os participantes deverão comprovar a comercialização do arroz até 29 de janeiro de 2026 e o escoamento do produto até 29 de maio do mesmo ano. O pagamento do prêmio será efetuado após a conferência da documentação.

As operações foram autorizadas pelas Portarias Interministeriais nº 31/2025 e nº 32/2025, assinadas pelos ministérios da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Agricultura e Pecuária. Os atos estabelecem um volume de recursos de até R$ 167 milhões para as ações.
Segundo a Conab, os leilões públicos realizados no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos têm como objetivo reduzir oscilações na renda dos produtores e assegurar uma remuneração mínima, além de contribuir para o equilíbrio da oferta e a regularidade do abastecimento nacional.

Confira aqui os resultados dos leilões

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7